12 Hábitos que detonam a sua autoestima

By Tulipa - maio 13, 2019

12 hábitos que detonam sua autoestima

Se olhar no espelho e ficar feliz com o que vê é o sonho de qualquer mulher, não é mesmo? Mas infelizmente essa não é a realidade na vida de grande parte de nós mulheres.

Sofremos constantemente pela pressão social e pelos padrões de beleza inatingíveis, diga-se de passagem, impostos por uma sociedade cruel e muitas vezes machista.

O pior de tudo é ver mulheres detonando outras mulheres nas redes sociais, apontado "defeitos" que todas nós temos como as estrias e celulites, como algo errado e anormal refletindo nos comentários maldosos seus próprios fantasmas e descontentamento com a própria imagem.

Pois uma mulher segura de si de verdade jamais vai tentar diminuir outra mulher para se auto afirmar.

"A autoestima está relacionada à confiança sobre nós mesmos, sobre como enxergamos a nossa imagem frente à sociedade, e o valor que atribuímos às nós. Algumas pessoas se identificam com alto valor, possuem confiança para decisões, uma opinião formada e a sensação de capacidade para enfrentar qualquer problema." 

"Se ame, se cuide, faça por você e nunca dependa dos sentimentos de alguém." 

Veja agora alguns hábitos e comportamentos que prejudicam a sua autoestima, alguns são tão sutis que nem nos damos conta, por isso preste atenção no seu modo de agir e no seu modo de pensar, eles podem estar te impedindo de ter uma boa autoestima!

1- Se comparar

Quando nos comparamos automaticamente nos colocamos em posição de inferioridade, e isso é a pior coisa que você pode fazer contra você,  contra suas qualidades e personalidade e principalmente contra sua autoestima e o ser único que você é, só pelo fato de sermos únicos já deveria ser motivo suficiente para termos amor próprio. Portanto nunca, jamais se compare a ninguém, busque sempre ser a SUA melhor versão!

2- Se importar com o que os outros pensam ou falam

Algumas pessoas são tão afetadas pelo o que as pessoas falam ou pensam a respeito delas que vivem com medo de fazer as coisas justamente por medo do julgamento alheio, e  quer saber de uma coisa? As pessoas sempre vão pensar ou falar algo a seu respeito, mas isso não te pertence e muito menos é uma verdade absoluta, não deixe o que você não pode controlar tirar sua paz.

3- Se autocriticar 

As vezes somos tão cruéis com nós mesmos que  nos tratamos  como se fossemos nosso pior inimigo. Não seja dura com você mesma, se perdoe, se respeite e se ame. Não diga coisas do tipo " como sou burra, não faço nada certo, estou feia, sou feia..." entre outros. Seja gentil com você e com os outros.

4- Não saber dizer não 

Quando abrimos mão do que queremos para agradar terceiros estamos anulando a nós mesmos. Por isso aprenda a dizer não quando quiser dizer não, só faça o que tiver vontade de fazer.

5- Ser "boazinha" demais

É bom ajudar as pessoas a vezes, mas quando você diz sim para tudo que te pedem elas acabam se aproveitando da sua boa vontade, e até te fazer se sentir mal se recusar o pedido de ajuda, e com isso não estou dizendo que você não deva ajudar as pessoas, não é nada disso, mas que saiba diferenciar um pedido genuíno de ajuda de um aproveitador.

6- Achar que a vida dos outros é melhor que a sua

Pior erro, ainda mais nesse mundo de redes sociais onde as pessoas só mostram o lado bom da vida, mas isso não quer dizer que a vida dessas pessoas sejam um mar de rosas, elas têm problemas assim como eu e você, acredite.

hábitos que detonam a autoestima
Photo by Jaime Spaniol on Unsplash

7- Se vitimizar

Você é daquele tipo de pessoa que sempre está reclamando e se perguntando porque certas coisas acontecem com você? Se a resposta for sim, pare já! Se colocar no lugar de vitima só faz piorar as coisas, você não encontrará a solução para seus problemas e despertará pena nas outras pessoas, e você não quer isso, não é mesmo? Foque na solução e não nos problemas!

8- Não se cuidar

Essa parece obvio, mas muitas pessoas não se cuidam como deveriam, ficando com uma aparência desleixada que logo se reflete na sua autoestima, portanto cuide de seus cabelos, pele, corpo e alimentação, tire um dia da semana só para se cuidar, tenho certeza que isso te fará muito bem.

9- Duvidar da sua capacidade

Já parou para pensar em quantas coisas você já deixou de fazer por duvidar da sua capacidade? O medo de errar nos paralisa e nos impede de progredir, o que nos faz ter um sentimento de fracasso e insegurança. Por isso não duvide da sua capacidade você pode fazer muitas coisas, inclusive as que para você parece impossíveis,  basta ter interesse e se dedicar ao máximo.

10- Pensar negativo

Você é reflexo de tudo que você pensa, se você pensa que é não é tão bonita, logo vai se sentir assim, já ouviu aquela frase "Uma mentira repetida mil vezes se torna verdade"? Pois é, isso também serve para os pensamentos que você tem em relação a si mesma.



"Pensamentos conduzem a sentimentos. Sentimentos conduzem a ações. Ações conduzem a resultado."
- Os segredos da Mente Milionária


11- Não saber receber elogios


Se alguém te elogiar e você sentir que o elogio foi sincero, agradeça! Nada de frases do tipo "imagina, são seus olhos", "qualquer um faz", "não fiz nada demais", e outras do tipo, não desmereça seu esforço ou se diminua com essas respostas, apenas agradeça e reconheça que você merece qualquer elogio!

12- Não se alimentar bem

Cuidar da alimentação é um ato de amor próprio, pois você está cuidando da sua "casa", do seu corpo, e faz muito bem zelar pelo seu bem estar.

Espero que tenha gostado e me conta se você tem algum desses hábitos? Até o próximo post!



  • Share:

You Might Also Like

27 comentários.

  1. Uau! Fez mt sentido pra mim! Acredito que uns 3 destes, eu tenho. Achei ótimo o texto! Obrigada Dayane ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina! Fico feliz que tenha gostado, volte sempre!

      Excluir
    2. Me vi nos 12 abitos.. E isso me faz procrastinar em tudo... Vou mudar isso

      Excluir
    3. Adorei a dias que não gosto de mim, mas vou melhorar beijinhos

      Excluir
  2. É sempre bom ler e também ouvir palavras que nos alerta quando estamos um triste, e desanima.obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo artigo! Algumas coisas faço e nem me dava conta. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Nossa gostei do artigo. Me ajudou bastante, parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Gostei do artigo.. me identifiquei com alguns tópicos..

    ResponderExcluir
  6. Acasos não acontecem, não é mesmo? Fui procurar como cuidar da árvore da felicidade e me apareceu esse artigo... excelente! Eu estava precisando ler e refletir essas coisas sobre mim, principalmente o ítem 2(autocrítica). Obrigada e Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Eu amei o texto. Também estava procurando outro coisa, e me interessou o tema. Estava precisando pois ultimamente penso muito em melhorar muitas coisas em mim e pra mim,me cobro e me autocrítico. Obrigado ��

    ResponderExcluir
  8. Eu vou escrever um tópico por dia e vou trabalhar neles para minhas melhoras! Obrigafa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa isso tudo foi exatamente para mim. Adorei a dica vou continuar lendo. Estou muito triste e agora estou mais animada.

      Excluir
  9. Tem uns 3 dias que conheci esse blog, estou amando cada coisa... continue escrevendo, pois esta me ajudando mt!!! Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Esses 12 hábitos faziam parte da minha vida. Resultado: transtorno do pânico. Estou em tratamento e após uma crise onde pensei em tirar a minha vida, decidi repensá-la. Atualmente permito-me o que tenho vontade. Já usei trança, agora estou com o cabelo curto, fiz cinco tatuagens, mudei o jeito a qual vestia-me (Não. Não estou vestindo-me de forma vulgar, só permiti-me vestir o que gosto e transmite quem sou, peças em parte de alfaiataria ou com modelagem diferente.Não sou muito apegada a modismos ) e sinto-me muito bem. Aquela crise creio foi como um aviso de que ou eu focava um pouco em mim ou eu com certeza acabaria perecendo. Escolhi zelar por mim.
    Não esperem chegar onde cheguei para cuidarem de si mesmas. Amem-se, cuidem-se, vocês são todas preciosas.

    ResponderExcluir
  11. Oi... Amei as Dicas... Gosto de ler sobre Auto ajuda, Não vejo essa prática como Fraqueza... E sim, como pontos de apoio par maiores avanços! Muitas das Dicas citadas, preciso por em prática; Outras, porém, Já as coloco, mesmo de forma, as vezes, Não tão regularmente... De qualquer forma, eu acho Excelente, buscar orientação:- Seja Psicoterapêutico, ou mesmo, lendo sobre Temas que agregam algo ao nosso bem estar, Auto-Estima e Desenvolvimento Pessoal... Parabéns pelo Post! Bjus.

    ResponderExcluir