Timidez: Minha experiência e como consegui diminui-la

By Tulipa - junho 21, 2019

Como diminuir a timidez

Todos nós temos algum nível de timidez, nem que seja minimo, mas, temos. O problema começa quando a timidez se torna um empecilho na sua vida, te impedindo de realizar muitas coisas e até evitar certas situações por medo dos julgamentos, medo de passar vergonha ou algum constrangimento em publico.

Mas o que é timidez?
Segundo definição do dicionário, timidez é:

Substantivo feminino:
  • 1. Estado, condição ou característica de quem é tímido, acanhamento excessivo;
  • 2. Qualidade de quem é fraco, frouxo

Parece bem ruim se olhar essa definição, não mesmo? Eu mesma sofria desse mal desde quando era uma pré-adolescente, e isso me acompanhou até a vida adulta que foi quando consegui minimizar bastante, mas não era um nível pequeno de timidez, era aquela timidez de ter até medo de falar com as pessoas, de cumprimentar vizinhos, de entrar numa loja sozinha e participar de socializações.

Na minha cabeça não existia ninguém mais tímida que eu, se uma pessoas dissesse que era tímida, logo eu pensava: "Tímida sou eu, querida!". Mas o que os psicólogos dizem sobre isso?

Segundo psicólogos, uma pessoa não é tímida o tempo todo, ela fica tímida em certas ocasiões, e é verdade, pois quando estou com minha família não sou nada tímida, mas eu simplesmente paraliso em certas situações, como falar em publico por exemplo, que me causa suor, batimento cardíaco acelerado e tremores, ainda não consegui evoluir muito nesse quesito, mas, estou caminhando pra isso.

Mas hoje em dia, graças a Deus, não sou tão tímida quanto era há alguns anos atrás, eu evolui bastante depois de pesquisar tanto sobre o assunto e por alguns comportamentos novos em prática. Não há outro jeito a não ser enfrentar esse medo, pois a timidez nada mais é que medo.

E tem algumas dicas que me ajudaram, e você pode por em prática também, mas saiba que tentar diminuir a timidez deve ser um hábito, ou seja, você deve tentar melhorar diariamente, não basta fazer um dia e nunca mais, tenha constância sempre e qualquer coisa que fizer, mas se seu caso for difícil, procure auxilio de um profissional.

Como consegui diminuir a timidez
Photo by Anthony Tran on Unsplash

1- Faça coisas que você evita
Sabe aquelas situações que você foge por conta da timidez? Então, enfrente ela, se expor àquilo que nos causa desconforto faz com que nos acostumemos, e o que era um bicho de sete cabeças, já não fica tão ruim assim, você vai ver que é tudo fruto da sua cabeça e que você consegue lidar com essas situações, afinal, as coisas só têm a proporção que damos à elas!

2- Não ligue para os julgamentos
As pessoas vão falar de qualquer forma, então, porque não fazer aquilo que você quer de verdade em vez de deixar de fazer algo por medo do que vão falar. Não se preocupe com o que você não pode controlar, que no caso, são as línguas das pessoas e seus pensamentos.

3- Você não é o centro do mundo
Todos os tímidos pensam que todos vão falar deles quando chegam em algum lugar, acham que as pessoa estão observando eles os tempo todo e que vão julga-los, mas saiba de uma coisa, as outras pessoas não estão nem aí para você, pois estão mais preocupadas com elas mesmas e as vezes nem notam que você está ali, portanto sem neura, ok?

4- Tenha uma postura confiante
Eu já falei aqui no blog sobre  como ter uma linguagem corporal confiante, ela nos ajuda muito a passar segurança e principalmente, a nos sentir confiantes, por isso fique atento a sua postura, nada de andar curvado e olhando para o chão, postura sempre ereta, olhe para frente, e mantenha a cabeça erguida.

5- Saia sozinho
Isso ajuda muito você a não se sentir deslocado em publico, e treinar sua autoconfiança.

6- Pratique o amor próprio
Muitas vezes a timidez está ligada a falta de autoestima, e melhorar sua autoestima pode ajudar a diminuir e muito sua timidez, praticar autocuidados pode te ajudar nisso, faça exercícios, spaday, tire um um tempo para cuidar de si mesma (o).

7- Não se cobre tanto
Ter um pouco de timidez não é problema, as vezes pode até ser um charme, portanto não veja a timidez com um grande problema na sua vida, apenas saiba lidar com ela e melhore o que te incomoda. 

Espero que tenha gostado, e principalmente te ajudado de alguma forma, estamos juntas! Até o próximo post!





  • Share:

You Might Also Like

0 comentários.