Como identificar e lidar com pessoas tóxicas

By Tulipa - dezembro 03, 2020

Saiba como identificar e lidar com pessoas tóxicas


Você sabe identificar uma pessoa tóxica? Elas estão em toda parte, no nosso circulo social, no trabalho, e o pior, na nossa própria família, o que dificulta o afastamento as vezes.

Essas pessoas, se não sabermos lidar, nos prejudicam e muito, pois vivem fazendo críticas maldosas sobre tudo que fazemos, sempre nos pondo medo e negatividade sobre nossos planos.

Elas são manipuladoras, estressadas, enchem o ar com negatividade, e muitas vezes são egoístas e vítimistas, precisando, em alguns casos de ajuda profissional de um psicólogo.

Veja a seguir algumas características de pessoas tóxicas:

  • Vivem reclamando de tudo.
  • Falam mal dos outros.
  • Fazem críticas disfarçadas de "construtivas".
  • Sempre que você conta algum plano seu, elas tentam de forma sutil dizer que não vai dar certo.
  • Diante do sofrimento de alguém, elas tentam mostrar que sofrem mais. Vou dar um exemplo simples, você diz que torceu o tornozelo, e então a pessoa diz "e eu que já quebrei o pé, foi bem pior".
  • Elas tentam diminuir suas conquistas. Assim como na característica anterior, elas vão tentar mostrar que fez mais que você, vou dar outro exemplo, você diz que passou em um vestibular, então a pessoa para tentar diminuir sua conquista diz "e eu que passei em três faculdades federais". 

Muitas vezes são sinais sutis que revelam que uma pessoa é tóxica, e nem nos damos conta, tentamos justificar dizendo que é o jeito de ser da pessoa, mas não é verdade, é um problema sério que precisa de atenção.

Claro que muitas das vezes, essas pessoas não são assim porque querem, elas podem ter se tornado assim ao longo da vida, através de experiências ruins que fizeram com que elas tivessem uma visão mais negativa da vida.

Como lidar com pessoas tóxicas?

1- Imponha limites 
Não dê abertura para essas pessoas opinarem na sua vida, e nem consulte a opinião delas.

2- Não tente mudar pessoas tóxicas
Saiba que ninguém muda ninguém, as pessoas só mudam quando querem e caem em si, e tentar mudar alguém tóxico, pode acabar te estressando e você vai sair frustrado.

3- Rejeite palavras maldosas
Lembre-se que aquela pessoa tem problemas e não aceite críticas, ofensas e negatividade dela, filtre o que você ouve e não tome como verdade o que ela disser ao seu respeito, apenas ignore.

4- Nada de olho por olho nem dente por dente
Devolver a ofensa para as pessoas tóxicas só vai piorar a situação, lembre-se que a pessoa tóxica não é você, e agir como ela só vai ter igualar a ela. 

E por fim, se puder se afastar de pessoas assim, se afaste, priorize sua saúde mental, e se não puder ,trabalhe sua mente para rejeitar os comportamentos, opiniões e palavras maldosas de pessoas tóxicas, seja sempre gentil e educado com elas.

Referência: Psicólogos Berrini 

  • Share:

You Might Also Like

11 comentários.

  1. Poderia falar sobre a cultura do corpo perfeito e como isso afeta a auto estima, e sobre cirurgias plásticas e como muitas mulheres são obsecadas com isso.❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Esse é um assunto muito importante, vou tentar trazer aqui no blog também! Obrigada pela sugestão, beijo!

      Excluir
  2. Muito bom ! A pouco tempo uma amiga me falou que uma conhecida me achou manipuladora em minhas opiniões no intuído de querer que todos fiquem do meu lado em uma situações esse poster me ajudou a saber como lidar comigo mesma pois eu não sabia que eu fazia isso !Tenho tentado mudar apartir dessa crítica !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabens shirley! Achei muita coragem e humildade da sua parte admitir suas falhas...isso é raro...
      Espero q vc consiga fazer as mudanças q acha importante!

      Excluir
  3. Desse tipo tô fora! E olha q têm na família. Nossa!

    ResponderExcluir
  4. Gostei desse comentário sobre pessoas tóxicas, tenho uma pessoa assim bem próxima, tenta de todo jeito me desmotivar de tudo que vou fazer. Sobre algo que me dói se comento a pessoa fala , vc nem imagina o que estou sentindo, a dor dela é maior, se falo trabalhei muiito, ela diz e eu estou mais exausta, tudo dela foi mais que o meio, pessoa que só reclama de dor o tempo todo. Já não aguento...como afastar não sei...

    ResponderExcluir
  5. Coisa horrível conviver com gente assim, tenho um irmão assim muito implicante so ele está certo agressivo não para de falar, fala o dia todo não dá sossego nem a ele mesmo, não gosta do silêncio.

    ResponderExcluir
  6. Minha mãe é assim. Tem todas as característica tóxicas. E eu ainda preciso morar com ela durante a semana pq tenho medo de ficar sozinha com minha filha de dois anos. Já ouvi tanta coisa ruim dela e agora são outras pessoas que vem me falar o que ela fala sem eu nem perguntar. Tá tenso!! Não aguento mais viver com tanta tristeza.

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma pessoa bem próxima que é assim, minha progenitora, tive que me afastar, pois já estava fazendo o mesmo com minhas filhas. Ele foi ruim a minha vida inteira. Agora não admito fazer com minhas filhas, que são boas pessoas que mais amo na vida. Mas Deus está no comando.

    ResponderExcluir
  8. Perfeito. Dica de profissional é outra coisa. Conteúdo de alta qualidade.

    ResponderExcluir
  9. Sim quando a mãe é assim é fogo como a minha tem que ter paciência e um bom jogo de cintura kkkk...

    ResponderExcluir