A cultura do corpo perfeito - Como isso afeta as mulheres
By Tulipa - dezembro 21, 2020
Estamos em um momento em que a cultura do corpo perfeito tem sido bastante divulgada, isso se deve em grande, parte às redes sociais, e as grandes mídias no geral, onde vemos celebridades expondo suas fotos super retocadas e cheias de efeitos, nos fazendo acreditar que não há imperfeição alguma em seus corpos.
E isso faz com que algumas mulheres se sintam mal com a sua própria imagem, buscando através de cirurgias plásticas e dietas malucas atingirem um padrão inalcançável de beleza, imposto à nós mulheres ao longo dos anos.
Além de gerar distúrbios psicológicos como a depressão, ansiedade, distúrbios alimentares e distúrbio de imagem, pois em algumas pessoas gera uma obsessão ter um corpo perfeito, isso porque não existe perfeição, pois temos corpos diferentes com características próprias, logo nenhum corpo será igual ao outro, e é daí que vem a frustração.
Hoje ter celulite e estrias, é anormal, e segundo a Indústria você precisa fazer inúmeros tratamentos para acabar com elas e ser mais bonita.
Envelhecer está proibido, você não pode mostrar que é uma pessoa vivida e cheia de experiências da vida, a ideia é que você permaneça jovem e bela sempre, o que é humanamente impossível, visto que a idade chega para todos e está tudo bem envelhecer de forma saudável, isso é parte natural da nossa vida.
E essa pressão pela perfeição, cai principalmente em nós mulheres, pois a Indústria juntamente com a mídia faz uma propagação em massa de vários supostos "problemas" que as mulheres têm, e lançam um produto que visa solucionar tais "problemas", alimentando assim a insatisfação com o corpo e a busca por se sentir aceita pela sociedade.
Mas o que fazer diante disso tudo?
O melhor que você e eu podemos fazer é nos blindar de tudo que nos causa insegurança e gera insatisfação com o nosso próprio corpo, filtrar as pessoas que você segue nas redes sociais, e se perguntar se elas agregam algum valor na sua vida.
Evitar comparação com outras mulheres, pois nessa você sempre sai perdendo, porque quando nos comparamos sempre nos colocamos em lugar de inferioridade, nunca de superioridade ou igualdade, e acredite, lá nas redes sociais é postado o melhor ângulo, com a melhor luz, além de ter edição nas fotos, porque ninguém gosta de mostrar aquilo que considera defeito.
Além dos inúmeros procedimentos estéticos que são feitos, quase nada é natural hoje em dia, o que se vê são praticamente cópias: lábios grandes, (preenchimento labial), rostos finos (bichectomia), e seios grandes (implante de silicones), a indústria nos faz ver que o contrário de tudo isso é "feio", e não estou dizendo que fazer algum procedimento estético seja errado, desde que seja algo que realmente te incomode e afete sua autoestima, e não tenha sido por influência da mídia.
Se tem algo em você que te incomoda, sempre se questione, faça as seguintes perguntas:
- Isso sempre me incomodou?
- Alguém me influenciou a ver isso como defeito?
- Desde quando isso me incomoda?
- Eu quero fazer isso por mim ou pelos outros?
Cuide da sua mente, da sua saúde mental, e depois cuide do seu corpo e bem estar físico, porque tudo começa nos pensamentos, que geram sentimentos e por fim atitudes e escolhas.
Cuide do seu corpo por você e para você, sem fazer disso uma obsessão, sempre priorizando sua saúde física e mental, e se afaste das redes sociais, pois acredito que elas são a maior fonte de ansiedade e insatisfação com o corpo e com a nossa vida em geral, de todos os tempos.
4 comentários.
Muito bacana o post !
ResponderExcluirObrigada, Geovanna!
ExcluirAmo suas postagens, obrigado de verdade por isso
ResponderExcluirNossa, como fico feliz em ler isso, eu que agradeço, de coração! Bjo!
Excluir