Os malefícios da Comparação

By Tulipa - maio 20, 2020



Você já deve ter se comparado com alguém em algum momento da sua vida, ou até mesmo muitas vezes e você faz isso com frequência. Mas você sabe quais são os malefícios de sempre se comparar com outros?

Faça  para si mesmo as seguintes perguntas e tenha a resposta:

  • Como me sinto quando me comparo com outros?
  • Isso me deixa melhor ou pior?
  • Isso me  trás algum benefício?

Bom, provavelmente suas respostas serão todas negativas, afinal quando nos comparamos sempre nos colocamos em uma posição inferior ao objeto de comparação, já ouviu aquele ditado "a grama do vizinho sempre é a mais verde"? Pois é,  o único sentimento que a comparação pode te trazer é o de insuficiência, incapacidade e inferioridade.

A sociedade nos impõe um padrão para quase todas as áreas de nossa vida, na vida acadêmica por exemplo você deve fazer uma faculdade, e ter uma carreira estabelecida antes dos 30 anos de idade, e quero lembrar que não é errado seguir isso, é claro que devemos correr atrás das coisas que queremos, e buscar uma vida melhor para nós, mas sempre se perguntando o que você quer da sua vida, entende?

Muitos não sabem que curso fazer, não sabem que carreira seguir, e automaticamente nos sentimos pressionados a fazer alguma coisa porque a sociedade estabeleceu que fosse assim.

Daí vem as inúmeras comparações, "fulano tem "X" idade e já tem casa própria", eu com "X" idade não fiz nada da minha vida". Quem nunca?

Não estou dizendo que os estudos não são importantes, são sim, até mesmo para conseguir um bom emprego, mas é importante você se conhecer e respeitar seu o tempo, sem jamais comparar a sua trajetória com a do outro, não estamos em uma corrida. 

O mesmo ocorre quando o assunto é a beleza, status, corpo, sempre vai existir quem seja mais bonita, mais magra, mais rico, mais tudo que você pode imaginar, enfim, na comparação você nunca vai ganhar, sempre estará em desvantagem. Do mesmo modo que você se compara com alguém, esse alguém se compara com outro alguém, e assim se vai.

Evite seguir pessoas que te façam se sentir mal nas redes sociais, porque lá a vida de todo mundo é perfeita, e é justamente lá que ocorre as principais comparações. 

Faça o seu melhor, no seu tempo, sem olhar para os lados, seu cérebro foi programado para vencer qualquer obstáculo e dificuldade, se você colocar na cabeça que vai conseguir, seu cérebro irá traçar um plano para alcançar seus objetivos,  o contrário também é verídico, se você se convencer de que não consegue pode ter certeza que não conseguirá. 

Seja gentil consigo mesmo, muitos olham para você desejando ter a sua vida, mutos te olham e pensam "eu queria ter a sua vida".

  • Share:

You Might Also Like

3 comentários.